Relatório da Assembleia Geral Ordinária de 14 de agosto de 1907.
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RELATORIO
DA
DIRECTORIA
DA
...
om anhia E. F. Noro stc o Brazil
APRESENTADO Á
ASSEMBLÉA GERAL ORDINARIA
REALISADA
Em 14 de Agosto de 1907
RIO DE JANEIRO
'l'yp, do ..Jornal do Oom:rneroio" de Rodriguee & C,
1907
Em cumprimento ao que preceitua o art. 23 dos estatutos, vem a directoria apresentar-vos o relataria das principaes occurencias que interessam
a companhia, dando-vos conta dos actos de gestão praticados até 3 I de de zembro ultimo.
Os trabalhos proseguem com actividade. Os primeiros roo kilometros da linha foram visitados pelo Exm. Sr. Ministro da Industria, Viação e Obras Publicas, por occasião de ser aberto ao trafego o primeiro trecho, em 29 de setembro de 1906.
Até agora os !rilhos alcançam o kilometro 147, o leito está preparado até o kilometro 172, e os demais trabalhos e obras constam minuciosamente do relatorio do engenheiro chefe que vae adiante em annexo.
O reconhecimento que estava sendo executado pelo distincto enge nheiro Dr. Gonzaga de Campos teve de ser suspenso, e por este motivo a companhia pôde ter o prazer de su bmetter·se á indicação do Ex. Sr. Ministro, para execu tal-o de preferencia com direcção á fronteira da Boli via, por Co rumbá.
E' plano do Governo fazer executar a linha tronco com essa direcção' e para se poder obter os elef!lentos necessarios á determinação do traçado e condições da modificação da concessão com o fim de que a obra possa ter· maior perfeição e ser atacada de ambos os extremos, com a maxima rapidez, foi autorizado pelo Exm. Sr. Ministro da Industria, Viação e Obras Publicas o reconhecimento e respectivos estudos, sendo essa tarefa confiada ao illustre engenheiro Sr. Dr. Emilio Schnoor, cuja con'lpetencia é uma garantia de sue cesso desse importante emprehendimento.
Em virtude de despacho, approvando mais um trecho de estudos, a companhia foi autorizada pelo Governo, em r I de outnbro do anno findo, a depositar o capital necessario á construcção de mais 73 kilometros de sua linha, o que foi realizado, tendo os titulas respectivos obtido a necessaria cotação nesta praça e nas de P.uiz e Bruxellas.
6
Em annexos eocon trareis todos os esclarecimentos, não só relativos aos actos offici ae s, cerno do moYimento do trafego, da linha e da execução dos trabalhos.
De accôrdo com o art. 19 dos estatutos, devereis proceder a eleição dos Srs. membros do comelho fiscal e supplentes.
A directoria está prompta a vos fornecer os demais esclarecimentos que se tornerr. necessarios.
Rio de Janeiro, 31 de Julho de 1907.
JOÃO T. SOARES,
Vice-presidente.
•
PARECER no CONSELHO FISCAL
Cumprindo um dever que lhe é imposto pelos estatutos, o conselho fiscal da Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brazil vem apre sentar o seu parecer sobre as contas offerecidas pela directoria, relativas as operações até.3 r de dezembro de 1906.
Tendo examinado a e scripturação da companhia encontrou-a o con selho fiscal organizada com todo o preceito e boa ordem, bem como todos os lançamentos feitos de a côrdo com os documentos devidamente co ordenados, e verificou mais que o balanço, que vos é apresentaJo, guarda inteira concordancia com o movimento geral escripturado nos livros da com pan hia .
O relatorio da directoria não só indica claram en te as condições em qQe se encontram os serviços em execução, como tambem offerec e todos os esclarecimentos sobre os destinos da com pan hia, i qual esti reservado pros pero futuro.
Assim propõe o conselho fiscal que sejam approvados os actos e contas · apresentados pela directoria.
Rio de Janeiro, r de maio de 1907.
F. MARTIN.
Jo. o CALDAS VrANNA.
.. COMPANHIA DE ESTRADAS DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL
Balanço geral em 31 de Dezembro de 1906
AUTIVO PASSIVO
Caução dos directores...............................
Despezas e installsção......•.......................
Gastos geraes............,.........................
Caísse G. Reports, c/ cheques....................... Compagnie G. Ch. Fer. & T. Publics, c/ construcção ..
140:0 00$000
1.882:500$000
282:42!)$ 295
1.53:9793$880
6.80:5601$ 160
Cap ital...........................................
Deposit o da Dir ectoria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Compagnie G . Ch . }i'er & '11 • Publics. c/ despezas... . Obrigaçü0s . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Compag,n e G. Ch. Fer & Publics e/ adiantamentos.. .
10.000:000$000
140:000$000
315:624052
14.120:000$000
1.525:509 !)1
Banque Frc. Comm. & Ind. c/ caução................ Mohiliario.........................................
B.Française C. & lnd. c/ despezas.................. Juros das obrigações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . : ... . Caísse R. et de Dépôts c/ juros accresc............... Concessão, Direits, Privads. e Delegações............. Material. .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Construcção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Caísse R. Depôt s, c/ supp. juros obs. 40.001 a 60.000
B. Française e C. & lnd. c/ amort. obrigações.......
Custeio do traf o..... . .. .. . .. .... . .. . . .. .. . ... .. ..
Almoxarifado.........,............................
Obrigações amortizadas............................. Compagnie G. Ch. Fer. T. Publics. c/ supp., juros accresc. para obrigações 40.001 a 60.000..........
70:600:$000
3:234$631
5:635$549
970:750$000
5.5:917$19-i
14:295:0000$00
4. 078:73:9$4:PO
:3159$3()0
49:!)82$810
882$500
62:170$36!)
49 :3:22 84G
5:648$000
71:787:;i968
Prenüos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
I111posto coupons . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Compagnie G. Ch . Fer & T. Publics e/ supplemento juro s accrcscidos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Delegações. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Garantia JUrus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Compagnie G . Ch . Fer & T. Publics c/ trafego......
Compagnie G. Ch . Fer & T. Publics e/ s upp lemcnto jur os obrigaçües G0.001/80.000 ..................
Compagnie G. Ch. Fer & T. Publics e / obrigações
an1ortisa.das . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Trafego:
Renda da linha....... .. .............. 17:524$896
Commissã.o, importe e transporte.. . . . . . 43 134
i
76:749$ 124
9:9í5$196
71:8G2;394 5
5.295:000 000
239:í24 380
93:925$185
105:89989U9
6:530$500
l'i:568$030
Banq. Française, e/ pagamento coupons..............
102:118$511
P agamento coupons: J
A pagar
do coupon n. 1. . . . . . . . . . . . . . . .
61$rv;.9_ 11
32.825:273$553
A pagar do coupon n. 2 . . . . . . . . . . . . . . . 5:565500,
A pagar do coupon n. 3. . . . . . . . . . . . . . . 2:781$6051
A pagar do coupon n. 4.. . . . . . .. . . . . . .. 92:494$825
Compagnie G. Ch . Fer & T. Publics e/ a dinheiro! pagamento coupons. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
100:903.,, õl
706:000 0()0
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32.825 : 273.,.'%53
JOÃO T. SOARES
Vice-Presidente.
Rio de Janeiro, 12 de Agosto de 1907.
SElU.S'rLO l3RITO
Gna.rda-Lin os.
ANNEXOS
ANKEXO N. 1
ACTOS OFFICIAES
Ministerio da Industria, Viação e Obras Publicas
EXPEDIE TE DE I 7 DE JANEIRO DE I 906
Declaron-se ao CJ1efe da Fiscalização da rêde de viação Je S. Paulo, Matto Grosso e Goyaz; que fica approvaJa a modificJção a pr esemada pela Companhia, entre os kilometros 18 e 25 da linha de Bahun'1 a C ,y aba.
DE I 2 DE FEVEREIRO DE I 906
Declarou-se ao Chefe da Fiscalização da rêde de viação de S. Paulo, Matto Grosso e Goyaz a acceitar os estudos preliminares ate o rio Parana, ora apresentados ,omo estados de reconhecimento pela Companhia.
DE 22 DE MARÇO DE I 906
Declarou-se ao Chefe da Fiscalização da rêde de viação de S. Paulo, Matto Grosso e·Goyaz q ne a Companhia fica autor:sada a proseguir nos esrndos de fi niti vos de sua linha em mais 50 kilometros além do ponto já
designado na planta de reconheci meuto fe i.to até Itapnra.
14
DE 27 DE ABRIL DE 1906
Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brasil, pedindo a 1tori sação para depositar na Caísse G nérale de Report$ et de Depôts, a quantia de 4. 080:000$000 (ouro) correspondente á. execução das obras da 2ª secção, na extensão de 136 kilometros da linha de Bahurú a Cuyabá, conforme os estudos apresentados.-Defcrido.
DECRETO N. 6.006 - DE 2 DE MA[O DE 1906
Approva, mediante condições, os estudos definitivos e orçamentos da 2ª secção da Estrada de Ferro de Ba.huru a Cuyabá
O Presidente da Republica dos Estados Unido do Brasil, attendendo ao que requereu a Companhia de Estradas citnento.........•.......
1 0 9 013,oo
» )) :. tijolos..................
2.445 ru3,OO
Rejantamento............................
4.128m2,oo
Concretos.•........................•....
r 6Sm3,oo
24
Assentamentos da Yia permanente.. . . . . . . · · · · T elegr apbo . . . . . . . . . . . . . . . . · . · . · · · · · · · · · ·
Telephone. . . . . . . . . . . . . . . . . . . · . · · · · · · · · ·
Cerca de fios de arame (4 fios) ......·.··· · · ·
Estacões :
1. ª classe Bahurú (armazem pro visorio servindo de estação) .• . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2." classe Presidente Tibiriçá.. . . . . • . . . • . . , .
. r56 km
92 »
125 »
8 »
I
>> »
)) ))
)) ))
Jacutinga . . . . . . . . . . . . . . . . . . • . . . .
Presidente Alves . . . . . . . . . . . . . . • . .
Lauro Müller. . . .• . . . . . . . . . . . . . .
» ,. Monjolo . . . . . . . . . • . . . . . . . . . . . . 5
Xumero de obras d'arte executadas:
Drains. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,: 7
Boeiros abertos de o rn ,60 a? rn ,80 vão...•... 43
em arco de om ,40 a o 111 ,80 » 65
)) » » )) l m ,oo a 2 111 ,oo )} ....... 2
Pontilhões abe r os, 4m ,oo a 6 ru ,oo » • . . . . . . 4
Ponte metallica de 20 m ,oo . . . . . . . . . . . . . . . . . I
Passagtm americana. : . . . . . . . . . . • • • . . • . • . . I
Material Rodante
O existente consta do seguinte :
PARA O TRAFEGO
Locomotivas 3 eixos con jugad o , bissel e tenders com
2 trucks, 4 eixos e de 12 m: 3 de capacidade provenientes
> •••••••••••••••••••••• 3
Carro de serv iço ( typo americano 4 eixos).•.....••...• I
Carros de 1 ." cla sse, idem . . . . . . . . . . . . . . . . . .• • • • . . . . . 2
Carros m ix tos ( J ." e 2 .1 classes), idem ................ 2
Carros Je 2 ." classe, idem................••.......... 2
Va gões para correio e bagagem , idem........•.•.••.... 3
Vag es abe rto s pa ra mercador i a, idem . . . .• . . . . . .• . . . . . 20
Vag ões fechado s, idem, idem• . . . . . . . . . . . . . .• • • . . .• • • . 30
'· ago.,cs para :.1111 maes, 1ºdem ............•....•..•.•... 4
Truc ks duplos para transporte de trilho, madeira•s
. . . . . . . 4
25
PARA A CONSTRUCÇÃO
Locomotivas tenders com 3 rodas conjugadas dos c>
Caixas d'agua de I o ms. cubicos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
)) n » 6 » >i •• • • • • • • • • • ,• • • • • • • • .• • I
Locomovei e bombas d'alimentação .. ·................ 3
Chaves para des vios........... ,.................... 52
1scos-s1gn
1scos-s1gn
D. . aes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
Apparelhos telegraphicos, systema Morse............... 1 I
Apparelbos telephonicos duas direcções ................ IO
Guindaste. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
Pessoal
TRAFEGO E CO TABILlDADE
Chefe do Trafego e Contabilidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . I
Contador e Guarda Livros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . • • . . . I
Escripturarios. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2
Almoxarife ....................................... I
Chefe de estação 1. ª classe........................... I
Ditos telegraphistas................................ 4
Inspector telegrapho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . I
26
Telegraphistas. . . . . . . . . , . · · , · · · · · · · · • • · · · · · ' · · · · · · · 2
ehefe de trem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . • . . . . . . I
Guar Ja-f reio . . . . . . . . . · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · I
Continu o....,.
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · 1
THESOURARIA
Thesoureiro pagador.....•........, .....• · · · · · · · · · · [
LOC0 10ÇKO
Chefe eh locomoção ....................., . . • . . · , . , · I
Mestre da s officinas.....•.....•.......,..,,·..·,•, . · I
Escr i ptnr ari o..........•............•..,,..•.·,.··, I
LI HA
Chefe d·e linha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . I
Escri pturar io.................,..,.......,....•...· I
.l estr e de linha . . . . . . . . . . . . . . . . . • . . . . . . . . . . . . . . . . . . I
f eitore s de turmas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
Construcção
Engcohe iro-C hefe. . . . . . . . . . .• . .• • • . . . . . . . . . . . . . . . . . I
Dito Chef csc r i pto ri o . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .• . . . . I
Ditos Au x i li a res escr i ptor io . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2
Ditos cm estudos de camp o . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Dito Rezideute .................................... I
Oito, dito ajud:n1te . . . . . . . • . . . . . . . . . .• . ,• . .• . . . . . . . . r
Seccio11istas . . . . . . . . . . . . . . • • •• • . . . . . . . . .• . .• .• • . .• . 4
i ve lad orcs. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2
Gua rda l ivr os . . . . . . . . . . . . . . • . . . . . . . . . . . . . . . . . .• .• . I
Aln1oxarite . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . I
T clephon ista s. . . . . . • • . • . .• • • . . . .• . · ............ •,. . . 2
T ra balhadore s de varias categorias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Bahuru, 9 de Agosto 1907.
I.165
EuGE NE LAFON, Engenheiro-chefe.
TRAFEGO E PASSAGE IR0!3
VIAJANTES
A NIM AE E E:- COMM E NDA S E · E)I TR E:-IS
BAGAGENS
P ASS AG EII
Jn. cla sse 2 cla sse Total d ., .,
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ESTAÇÕES
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3$100
2 197$300
56 70
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566$700
Bahur ú. . • . . . . . . . . . . 35 130$100 1.822 3:446$940 1 857 3:577$0W 11. 189 0 . . 9 1ri
P res ident e Tibiri çá•.
,
. . .. . . . .. . 38 1/2 40$430 38 1/2 40$430 82
.. . . .. ...
J a cuti nga . . . . . . . . . • . 6:2 2:)6$950 1.816 3:464$780 1.878 3:701 730 5.54 3 . . ,3 3
- -- - - - -
Total .• •• . .• . • . . 97 367$050 3.676 1,2 6:952$150 3.773 1/2 7:319$200 16.813
Ma ndados do Governo 2 3$840 51 55$6SO 53 59$520 .. . ...
Caixa . . . . .• • . . . .• .. . . .. .. ..... . . . . . . . ... ...... . . . . .......... .. . . . . . . . . ......
012 .. 12 14
. . .. .. ..
. . . . .
- -- - - - -
Total Geral... . . . 99 370$890 3.7271/2 7:007$830 3.826 1/2 7:378$72160.8 13
12 .. 12 t
,f -
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1
:
·
Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brazil
B:statis tica do movimento geral durante o per1· 0do de
4 de
Outubro a 31 de Dezembro de 1906
TRAFEGO DE Mi> RCADOH! AS
RIWEITAS DIVERSAS RECEITAS EVE. TUAES
MERCADORIAS
, •· u :r; R. PH O
C.&J ' Í:
GENBROS DIVER SOS
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PESO TOTAL '.l'OTAL DAS ]
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PESO TOTAL '.l'OTAL DAS ]
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20s1io o . .. . . . . •. • .•
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133.865 1.039 745
4:J$.;:io 35'2.800 2,08iS400 ......
352.800 2,08i S400
: OS7$400 1. 300 . . . . .
2: 132$230
352.800
21. 971
l 1.22' 4 65.S200 3 : 007$i 30 02 807 4:2;9 õ900 ......
l 1.22' 4 65.S200 3 : 007$i 30 02 807 4:2;9 õ900 ......
53 .. l. 08i 11 9.387 • . . . . . 163 Oll 703$600
53 .. l. 08i 11 9.387 • . . . . . 163 Oll 703$600
686.945 4:983S500 15 11$:!0U 2 l ii-$000 .5:009$900 109.4 00 4.800 14.800
686.945 4:983S500 15 11$:!0U 2 l ii-$000 .5:009$900 109.4 00 4.800 14.800
20$000
20$000
9:126$530
9:126$530
686.945
686.945
111.894
111.894
--- - - - - - - --- --- --- __, _ _
i 1 767 93i&JO 7:0!l:!$(i00 767 251 6:387$300 4. 461 24$500 . . 15.464 9 1.312 129.9H 2. 196 9.085 .. 25:l.891 1:808$200 1.173 610 8:220$000 15 l1S3U0 6 44$700 8 27G:,OOO 115 . 700 6. 100 27.300
40 000 . . . .,....•...
16:457$700 1 .173.610 1. 173.610
59$520
965$000 S5S8l0 1:050$810
8 1.767 9:ltll()O 7 :90-29600 757.!j.jl 6 ,:187$300 4.461 248500.
15.464 9 l 312 1 '9.94! t. 196 9.08.5 . . 25:l.891 l :808$200 1. 173.610 8:2'.20$000 15 115:100 6 44S70U 8 : 2 76.$000 115 700 6.100 27.300
40$000
9 $000 85$810 17 :568$ C30 1. 17 3.6 10 1. 173 .6 10
Bahurú, 7 de Março de 19Cí . - L.1FON 1 rlirector.
Impostos arrecadados por conta dos Governos
ESTAÇÕES
PASSAGEIROS
FEDRRAES EBTADOAES
ENCOM.MENDAS
BAGAGENS MERCADORIAS
E ANIMAES
BSTADClAL ESTADOAL
TOTAL
J:'BDERAL ESTAD OAL
Dahurú . . . . •. . . . . . . . . . •. • .• . . . . . • . , ....
7l8$!30
196$730
61$-100
104$0:10
7l8$430
352$130
Presidente Tibiricá. •. • • . . . . . . .•• . . . . . . .
7$100
2,$220
$300
7$100
2$520
Jacutinga• . . . . . . .•• • .................. 7'2$280
203$590
33$000
76$100
742$280
312$690
1:467$810
402$540
94$700
180$l00
1:467$810
677$340
Bahurú, 7 de Mar o de 1907.
LAFON, directo:.
...
Companhia E. F. Noroeste do Brazil
LINHA EM TRAFEGO 48 KILOMS.
Consumo de combustível, lubrificantes e estopa no periodo de 4, de Outubro a 31 de Dezembro de 100b
TOTAL NO SERVIÇO DO TRAFEGO ORDIN'ARIO, ESPECIAL E EXTRAORDINARIO
COMBUSTIVEL GRAXA OLEOS ESTOPA
DESIGNAÇÃO CARVÃO
LE:XHA
eni em
eni em
Quant. Valor Quant. 1
Valor Quant. Valor
1
Valor
C11t
Valor lúlvgr.
eni ·réi-3
litrvs em ,·e·i.s Kilogr.
e11, réú
Hilogr. Rs.
1
Metross Rs.
1
1
1
'
'
Lecomulivás. ..... . ..... ..... ... 2i7.20 1:330$560 11om• 165$000 G$000 170 134$300 72 50$400
VchiculoM......................... ••• 1, ••• . .. .. . . ... . . . . . .. ........... .... .. . . . . .......... li7 123$800 - ---
,,
,,
Tutal no semostre. . .. .• . . . . . . . . . . . ....... ... ·1:330$GõO .......... 1G5$000 .......... G$000 .. . .. . .. . . . 25S$100 ......' . 60$400
Idem no semestre anterior.. ., .... - - - - - - - - - -
Differença relativa no semestre an-
" - ·- - •
terior. . ... . . . . . .. .. . . . . . . . . . . . - - - - - - - - · - --
Para mais. . . . . . . . . .. . ... . , _. •. f ••• - - - - -- - - - -- -
'
'
Para·menos...••,. •. . . . • . . . . . . . . .• . - - , - - - --
- - - -
-
T OT A L NO SERVIÇO DO LASTRO
COMBUSTI VEL GR AX A OLEOS ESTOP A.
DESIGNAÇAO CAR VÃO LENH A. Qnant . · V alo1·
Qu.ant . V alor
Quant . V alor
em
em
K ilogr. 1
1
Valor
Valor l
Valor l
R s . M etros 3 R s .
-
em lú lor,r . em réis
em litro
em réis
Kilogr . em réis
Locomotivns . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 766 36$288 36TI13 54$000 . ... ... ... . ... . . . . . . 8 1/2 6$575 2 1$400
,rehicul os. . . . . . . . , . . · . · · · · · · · · · · . ... .. ... . . .. . . .. . .. ... . ...... .. ........ . ..... .· . . . . ......... 36 25$200 14 9$80o
11$2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
·-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
11$2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
·-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
---
Tetal no semes t re . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .... . 36$288 .......... 54$000 . .... ... . .......... ..... .. . . . 31$775 • • • • • "I •• 00
Idem semestre no anterior . . . . . . . . - - -
- ............................ --
Differençn relativ a no sémestre an- ·,
te rior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . • . ·. - - -
Para mai s• . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . - - -
Pa' ra me nos . . . . . , . . . . . . . . . . . . . . . . - - -
TOTAL NO SERVIÇO DO TRAFEGO ORDINARIO, ESPEClAL E EXTRAORDINARIO
Por locomotiva-ki"lom etro e vehiculo-ki'/ometro
COMBUSTIVEL
GRAXA OLEOS ESTOPA.
DESIG AÇÃO
CARVÃO
LENHA.
Quanf.. Valor Qua nt.
V a.lor
Quant.
Valor
V alor
V alo1·
e1n em ré·is em
em réis em e,n ·réi3
Kiluyr.
Rs.
1l:Ietros 1
Rs.
R.ilogr. lUros Kilogr.
L ocomotiva-kilomet ro....,........
lucm nv ::.erue:stre a.nte1·ior . . . . . . . .
Diffurcnça relativa do semestre an- terior........... ·. . . . . . . . . . . .
Para maiR . . . . . . . . . . . .• . . . . . . . . . .
Para menos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Vehiculo-kilomet ro.....·. . . . . . . . . . Idem no semeistre anterior........
Differença relativa no semestre an- terior..•.••...•...-. . . . . . . . •. .
Para mais. . . . . . . . . . . . . .·. . . . . . . .
5,kl56 0,247 o,m, 020 0,03o º·ºº-º 2131 0,000 319 0,031 0,024 0,013 0,009
- - - - -
- - - - -
- - - - -- - - -
- - - - - - - - -
- - - - - -- -
'
.. ...... .... ... ... .. .. ... .... .. . .. .. .. ... . ..... .. . . .. ...... .... 0,03 0,023 - -
- --- - -- - - -
- - --- · -- - - -- -
--- -- - - · - -- -
Para menos. . . ... . . . . . . . . . . . . . . . . .
- - - - - - -
--
•
•
TOTAL DO SERYIÇO DO LASTRO
Por loromotiva-kilometro' e velticulo-kilometro
e
COMBUSTIVEL •
GRAJ(A
.;>
OLEOS
ESTOPA
DESIGNAÇÃO
CARVÃO
Rs.
Rs.
Kilngi·. 1 Valnr
LENHA
Rs.
Rs.
J.Ietros 3 1 Valor
,Qn ant . em
kilgr .
Valor Quant. Valor
em em cm
ríis lifro. réI.'I
Quant. em kilogr.
Valor em réú
1.984
0.095
0.094
0.141
0.023
0 .017
O.ü05
0.003
0.094:
0.066
tl.036
0.025
1.984
0.095
0.094
0.141
0.023
0 .017
O.ü05
0.003
0.094:
0.066
tl.036
0.025
L ocomoti va-b lornot .ro............. Idem no semestre anterior........ Difforença relativ:i. no semestre 11.n- terior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . , .. .
Para n11us . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para menos......................
Vehiculo-kilometro................ Idem no semestre anterior. . . . . . . . Differença relativa no semest re an- terior. . . . . . . . . . . . . . . . . . • . . . .
Para mais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para menos .....................
1
Bahur1í, 7 de Março de 1907.
Director, LÃ.FON.
Companhia E. F. Noroeste do Brazil
Despeza no periodo de 4 de Outubro até 31 de Dezembro de 1906
CAPITULO XXII
UON8ELHO DE AD IINISTRAC,ÃO
Honorarios da Directoria da Compa nhia . . . . . . . . . . . . . . . Despezas com a Secretaria Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
CAPI TULO XXIII
DIRE0ÇÃO GERAL
Honorarios do Director geral ela Estrada, Superinten dente, Gerente ou Representante da Companhia.... Honorarios do pessoal da Secretaria, Contadoria e Caixa. Salarios de serventes• . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . .
CAPITULO XXIV
DESPEZAS GERAES
Honi)t : 1i. - . . l i.r . l. .: . . - s.c: :1 Contencioso .......................................·1
Contabilidade e Caixa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Des ezas de escriptorio, ,p: rtes ue cartas, annuncios ej
impressos........................................
Mobilia e ob ject os a inventariar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Gratificações, ajudas de custo e despezas diversas...... Sello de contractos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Impostos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Seguros e fr etes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ambulancia e serviço medico.........................
Desi,ezas judiciarias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Fardamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Differença de cambio. . . . . . . . . . . . . .................. Estudos autorisados para modificação da linha j í cons-
truida . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .• . . . . . . . . . . . . . . . . .
Despezas diversas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
CAPITULO XXV
TELEGRAPHO OU TELEPHON
Honorarios do pessoal. . . . . . . . . . ....................
Conservação das linhas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
.Mobilia e utensílios a inventariar .....................
Renovação do material...............................
CAPITULO XXVI
AUIOXAitIFADO
Honorarios do pessoal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Mobilia e uten sílios a inve nt ariar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Depreciação dos objectos em deposito . . . . . . . . . . . . . . . . . Materiaes, ut ensílios, combustível e objectos em ser até que sejam descarregados dessa repartiç ã.o para serem fornecidos ás outras repart ições ela. estrn.da.........
Dsepezas diversas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,
l. transportar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
4:500$000
1:050 00
2!)1$000
8í5$428
2:096$186
530$000
1:264$000
728700
1:055$500
1:36$801
300$337
2:047$86õ
273$889
4G:890$892
110$200
5:841$001)
5:438$314
l:492$G38
49:322$846
G2:094$798 t. -
COMPANHIA DE ESTRADAS DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL.
LINHA EM TRAFEGO 48 KILOMS.
Balanço da receita e despeza da linha em trafego de 4 de Outubro a 31 de Dezembro de 1906
RECEI'.l'A DESPEZA
Passagens e fretes :
V.rn·pnt esd e... . . . . . . . . . . . . . . . . . .{ l.ª "
c1lasse . . . . . . .
370$890
7 ::378 7:dO
Ad1ninistração e dil·ecção geral !
Honorari os da : NT R. L
Jon, mri1Js do posso lll, incl us ive o chefe da locomoção...
20:)$000
74$764
2:296$121 õ57$517
817$000
4,'>$000
3:305$200
:372$844 155$054
104$0Gt>
3:950$671
640$000
l:3i;0$000
4:508$402
862$COO
7:887$835
640:::;oon
GDronHt1pfoi7cMaçlo e bra.s de consolidação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
CAPITGLO XXXVII
EDIFICIOS E JIEPENDENCIAS
Conse rva.ç:i.o de edificios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Conservaçãode trapiches, pontes e guindastes.......... Conse rvação de caixas, encanamentos e apparelhos para abastecimento d'agu; . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
C,,nst rucções navaes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
17:816$240
88$550
498$795
97:506$488
17:904$790
498$795
115:910B073
Bahuní, 7 de M:m;o de 1907.
LArn , Director.
Companhia E. F. Noroeste do Brazil
LINHA EM TRAFEGO 48 KILOMS.
Utilisação dos vehiculo e trens no período de 4 de Outubro a 31 de Dezembro de 1906
DESIGNAES No SE:11E 8' L'HE
A ' '1'.ER I OR
DE SIGN AÇÚE H
1 J
l
l
i !
1 • t
NO fo!Y.t í F.S T P.P. /
. 1
1 1
N <1íff'.M 1':W r.P.f.
. 'f P.RIIIR
= = = = = = = = = = = = = ==;= = =--=== =::=== = === = = = = -== = = = = = = = i = = = ! = = =·-=
Numero de viajantes em-5 l.'.1 classe.,., ....j 97 - Numero de animaes embarcados . . . . • . . . . . . 1 2í i
barcados. . . . . . . . . . . . . . . } 2.· classe........ 3: 6 70 1/ - Numero de animaes transportados a um ki-
- { Das duas classes. 3. 773 1/ 2 - lom etro.. . .. . .. .. .. . . . .. . . . . .. . . .. . . .. 1.2 6
Percurso kilometrico medio de um animal. . . 48
Numero de viajantes, tra ns-i 1 a ,1
4.610
Toneladas de bagagens e encommenda s des-
portau_1 os a um k·"1lome-
. e asse........
pachadas 1
1('·' T 81.", f1
tro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.ª classe........
Dadsuas classes.
Percurso kilometrico me-1 l. 11 clasRe........ dio de um viajante..... 2.ªclasse........
Dadsuas classes .
tes por vehiculo - ki-1
tes por vehiculo - ki-1
t·•
t·•
Numero medio de viajan- . 1. ª classe. . . . ...
lometro ( contados por
lometro ( contados por
2 vehiculos os grandes de
8 roda,............... clnsse...... , .
. Das duas clas ;es.
174.485
17H.095
47,5
47,4 •
47,4
1,0
47,7
49,0
Toneladas de bagagens e encommendaR trans- portadas a um kilometro................
Pecrurso kilometrico medio de uma tonelada de bagagens e encom.m endas ............
Total.. ...... Numero d.e toneladas em-1 E xclu ndo os tran- barcadas......... . . . ... sportes em ser- (Mercadorias em geral) viço da estrada.
Numero de toneladas tran- · Tot al.. ......
tro . . . . . . . . . •.
tro . . . . . . . . . •.
. . . . . . . sportes em ser-
. . . . . . . sportes em ser-
1 sportadas a um kilome-{ Excluindo os tran·
. (Mercadorias em geral) viço da csti-ada.
1
1
Total.. ......
1 Percurso kilometrico me- ( Excluindo os tran dio de uma tonelad1'..· sportes em ser (Mercadorias em geral) viço da est rad a .
1
so:J.T ,Ofj
47,fi
1.T 1751
i
1
1
i
47,771
40,G 1
1
N_ umero medio_ de viajantes{ 1. classe......•.
1,0
Numero medio de tone-i Plor vatgão- ki-
por trem-k1lometro.... 2.·" classe. . . . . . . .
Das duas classes.
Perct. rs o dos logares ofte-{ 1.: classe.. . . . . . . rec1dos.. . . . . . . . . . . . . . . 2. classe........
Das duas classes.
47,7
49,0
58.368
204.288
262.65G
1ad
asd
emercad
ori. as...
ome ro........
Por trem - kilo-
. metro.........
1
1
/ Entre o pe1·cm·so dos_;j vagões de cargas va-s10s e o percurso total..
5,7
13 ,0
43,í
1
1
Relação °lo entre o per- 1 1. ª classe. . . . . . . . curso dos Jogares oc-
cupados e o percurso dos
Jogares offerecidos.. , ... ( 2." cla&se.....,..
·. Das tl11as classes.
7 , !)
85,4
68,1
Relaçôes O/0 . ...........
1
Entre o numer o
de toneladas -
k i 1Ç)l n e t r o de mercadorias e a capacidade dos vag,ies ( vasios ou cheios).....
BahurlÍ, 7 de Março ele 1907. L..1'0'
N, Dire ct.or .
Companhia E. F. Noroeste do Brazil
LINHA EM TRAFEGO 48 KILOMS.
Classificação e estado do material rodante em 31 de Dezembro 1906
LOCOM0'.1.'IV AS
PROCEDENCIA
TYPO
PESO EM KILOGRA}DIAS
Total Adhe
NUMERO DE
RODAS MOTRIZES
DIMENSÕES EM MILLIMETROS
NUMERO
_ _
Diametro dos
Curso de embolo
Diametro das rodas motrizes
Em estadoI Em
de sen,içoIreparação
TOTAL
rente cylindras
Belgica...............
)) ..............
» ..............
3eixos conjugados
))
))
t
t
32 t
28 t 6
28 t 6
28 t 6
400
400
400
600
600
600
1.066
1.066
1.066
I
1
1
-
-
-
3
VEHICULOS
LOTAÇÃO
NUMERO
PESO MORTO
DESIGNAÇÃO l'ROCEDENCIA SERIE
=
DE CADA VEHIClTLO
DE CADA VEIIICULO
Em esta- Em re do de
ser·viço pa·ração
TOTAL
Carruagens especiaes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . - -- - - - -· -
Carruagens 1. ª classe........,,,.,,·,.····,· E. F. Sorocabantl - 16 lugar es 3. t 000 1 - l
C8i'l'uagens 2. ª classe....................... » - 54 )) 7. t 000 1 - 1
Carruagens 3. ª classe...............•.•..... - - - - - - -
Carruagens nüxtas.............,. ........... - -- - -- - - -
Vagons para correio e bagagens......•..•... E.F. Sorocabana 144 B F 12. t 000 7. t 986 1 - 1
Vagons para animaes..•........•........... - -- - - - - -
{ fech,dos.......... Belgica - 6.t 000 4.t 000 3 - 3
Vagons para mercadorias
, abertos.......•...
.»,
- 20,t 000 7.t 710 6 - 6
Vagons de lastro. . . . . . . . . . . •. . . . ..••.••..•.
- 6.t 000 3,t 000 3 - 3
- -
Bahurú, 7 de Março de 1907. C. 'ª de Estradas do }'erro Noroeste do Brazil .
LAFON, Director.
Companhia E. F. Noroeste do :Srazil
LINHA EM TRAFEGO 48 KILOMS.
=========== -==== == == = !91
=========== -==== == == = !91
Percursos totaes do material rodante de 4 de Outubro a 31 de Dezembro de 1906
i SERVIÇO
SERVI ÇO ISERVIÇO
DESIGNAÇÃO
ORDINARIO
l
l
ocomotivas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ·. 1
arruagens de 1. ª clas:-;e..........
3
1
5.37G Ki......,J ........
3.648 ))/ 1 1.872 l{
3.648 » - -
381 K
»
))
»
))
2a. " , •••••••••
3.ª )) ..........
1
»
mixtas.............
Vagons de cargas e bagagens.......
» » animaes...............
>) do lastro ............•...
Trens expressos..................
» de cargas...................
» mixtos.....................
>> especiaes....•..............
>> de lastro...................
10
'
76
......
12.135K
3.648 K
3
8
5.109 K
381 K
ocomotivas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ·. 1
arruagens de 1. ª clas:-;e..........
3
1
5.37G Ki......,J ........
3.648 ))/ 1 1.872 l{
3.648 » - -
381 K
»
))
»
))
2a. " , •••••••••
3.ª )) ..........
1
»
mixtas.............
Vagons de cargas e bagagens.......
» » animaes...............
>) do lastro ............•...
Trens expressos..................
» de cargas...................
» mixtos.....................
>> especiaes....•..............
>> de lastro...................
10
'
76
......
12.135K
3.648 K
3
8
5.109 K
381 K
--
E S I 'EC I L T
L
..
Percurso total das locomotivas nos diversos serviços
PERCURSOS DIVER OS
:KFMERO DE LOCOMOTIVAS
1
PERCURSO TOTAL EJI KILOlllETRCS
Locomotivas que percorreram até 10.000 kilometros . . . . . . Locomotivas que percorreram de 10.000 a 20 .000 kilome·
3 5.757 K
tros......................•..,. · · · · · · ·, · · · · · · · · · ·
Locomotivas que percorreram de 20.000 a 30.000 kilome- tros........................·.....................
Locomotivas que percorreram de 30. 000 a 40.000 kilome- tros.................................·. , ......,.,,.
Locomotivas que pereorreram de 40.000 a 50.000 kilome- tros..................••...............,,.,···.··.
Locomotivas que percorreram mais de 50.000 kilometros..
Total.............,.... ..........,,,, , . ·,
,fl -
3 5. 757 K
Bahurú, 7 de Março de 1907.
Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brazil.
LuoN, Director.
- Companhia E. F. Noroeste do · Brazil
LINHA EM TRAFEGO, 48 KILOMS.
Demonstração da receita das Estações no período de 4 de Outu_bro a 31 de Dezembro de 1906
ESTAÇÔJi1S
PASSAGENS E FRETES
:
:
rn
O .
o
RENDAS DIVERSAS
Bahurú. . . . . . . . . . .. . . 3. 577.040 365.300 10. 600 29.700 1.149 .100 . . . . . . 28.400 6.300 ......1 . . . . . . . . . . 3 2$õ00 5:198$940
Presidente Tibiriçá... 40.430
3.100 ...... 2.087.400 . . . . . .
2:132 $230
J acutinga............ 3.701.730 197,300 14.800 15.000 4.983.500...... 65. 200 109.400 4.800 . . . . . . . . . . 34$800 9:126$530
--- - - - - -- - -- - - ------ ---- -----
Totaes Rs . . . . . .
7. 319. 2ÔO
565.700
25.400
44.700
8 . 220. 000
. . . . . .
93. 600
115.700
6 .100
....
Conta do Governo....
59.520
Totaes Rs . . . . . .
7. 319. 2ÔO
565.700
25.400
44.700
8 . 220. 000
. . . . . .
93. 600
115.700
6 .100
....
Conta do Governo....
59.520
......67$300 16:457$700
Bahuni, 7 de Março de 1907. Companhia de Estradas de F erro Noroeste do Brazil.
L AFo N, Director.
Companhia E. F. Noroeste do Brazil
LINHA EM TRAFEGO 48 KILOMS.
Demonstração do movimento e receita de mercadorias despachadas no periodo de 4 de Outubro a
31 de Dezembro de 1906
ESTAÇÔES DE DESTINO
ESTAÇÓES DE PROCEDE CIAS ,JACUTINC:A
PRES JDENTf; TIBIRIÇ,. DABURlÍ
TOTAL POR EST"ÇÁO D.E
PROCEDEN(;IA
Pe. o . ProcZ.Ucto
v esn
, pn )(lm to pe. o I prod,ncto
1 producto
=
=
K 1
= = =·· = = = = = = = = = = = = = = = = =
=
=
Rs. K
= = ==== =
=
=
Rs.
= = =
=-_'.=::
K · 1 Rs.
= =- = =
= = = = = =
1 Rs.
= =
Bahui·ú . . . . . . .. .. . . . . . . . .. .. . . . . . . .. . .. . . . .. {
1
111.894
= =
21 971
'
= --==
= = =
133.865
Preeident.e Tibiri i .. . . . . .. . . . . . . . . .. .. . . . ..· {
...... .. ..
1:067$100 ..........
.......' ..
82$000
352.800
• •••••••• 4
686.946
••• 41 • • • • • • • •
352.800
2:087$400 .. .. ... . ... .
686.9rodu ctu
Rs.
Bahuní.. -....................................
Presidente Tibiriçá . . . . . . . . . . . . . :.............
Jacutinga . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
9 10.600 .......... .•...... ...........·.·.·...· ....
18 14$800
o 10$600
18 14$800
Total por estações de destino.............·
9 10$600 ....................
18 14$800
27 2õ$000
Bahuni, 7 de Março de 190í. Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brasil.
L.n·oN, Diroctor.
Companhia E. F. Noroeste do Brazil
LINHA EM TRAFEGO 48 KILOMS.
Demonstração do movimento de carros despachados durante o periodo de 4 de Outubro a 31 de Dezembro de 1906
ESTAÇÕES DE PROCEDENCIA
J ACUTI NOA
ESTAÇÕES DE DESTINO
PRESIDENTE TIBIRIÇÁ BAHURÚ
TOTAL POR EST,ÇÁO DE PROCEDENCIA
Rs.
Rs.
umero Rs. umero Rs. Nmnero Rs.
umero Rs. umero Rs. Nmnero Rs.
N umero Producto N IProdu.cto N IProducto IProdmto
-== = = = = =-== = = = = == = = = ===== = =!:= = = = = =--== = = :..-:.= = = === === = = = =· = = = ===== = =
4 .•........ 4
BahurJ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . {
. ..........
29$700
..........
....• . . . . . ... ..
...., .......
29$700
P res1ºden te
Tº1b.º1r1çá 1.
Jacutinga............. ......:............ {
. ........ . . . . . .. . .. . .. . .. ..... ...... ... .
2 2
15$000 ............
15$000
- - - -- -
Total por estação de destino
numer o. ,.......
4 ..........
2 ............ 6
{ producto ..• ; . . . . . . . . . . . . . .
29$700
15$000• . . . . . . . . . . .
44$000
•
•
Bahurú, 7 de Março de 1 07. C. 1
de Estradas de Ferro N01·oeste do Brnzi .
L A1'' 0 N, Director .
Companhia E. F. Noroeste do Brazil
LINHA EM TRAFEGO 48 KILOMS.
Demonstração do movimento e receita de viajantes no periodo de 4 de Outubro a 31 de Dezembro de 1906
ESTAÇÕES DE PROCEDENCIA
CLASSEDOS LUGARES
JACUTINGA
ESTAÇÕES DE DESTINO
PRESIDENTE TIBIRIÇÁ
BAffi'RÚ
TOTAL POR ESTAÇÃO DE PROCEDENCIA
Numero
1 Pr odu cto
Rs.
Numero
1 P rod·u cto
Rs.
l{umero
Prod1tcto
Rs.
Prod-ti cto
Rs.
Bahurú. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . · · ·. ·{
33 126$100 2
4$000 .. . . . . . . . . .......... 35 130$100
Presidente Tibiriçá................·{
1. 773 18 / , 3:406$940
39 '/! 40$000 ...... .. .. . . ........ 1.812 ! O/ 3:446$940
- - - - -
2.i. 3
2$760 ........ . . .......... 35 1/1 37$670 38 ¼ 40$430
236$950
62
-
3:458$340
1.804
I
3:464$078
236$950
62
-
3:458$340
1.804
I
3:464$078
.. . ..... .. ... 62
Jacutinga.. . . . . . . . . . . ............·{
2.ª
.................... 7
6$440 1.797 ../. 2
{ numero Total por estação de destino.....,•..
1.818 . . . ....... 49 ...... . . . . 1.906 1 , .......... 3.773 ½ -
producto
Por conta do Governo . . . . . . . . . . . . . . , . .........
3:535$800 ····· ..... 50$440 .......... 3:732$960 ............ 7::H9$2ú0
.. ...........
.. ...........
- --·- -. -- - -- -- - -- - - -
.. . . . . . . . ... . . .. . ... . . . . ........ . õH$.. 20
- - - - - - - - ·-
........................... . .. . .... . .. .. . . . .. .... . . ...... . .. ............ 7:378$7:20
Bahurú, 7 de Março de 1907.
Companhi l de Estradas de Ferro Noroeste do Brazil.
LAFON, Directol".
Companhia E. F. Noroeste do Brazil
LINHA EM TRAFEGO 48 KILOMS.
Substituição do material da via permanente e telegrapho durante o periodo de 4 de Outubro a 31 de Dezembro de 1906
DURAÇÃO
PESO El! KILOGRAMMAS DO MATERIAL SUBSTITUIDO
QUANTIDADE DO MATERIAL SUBSTITUIDO
DESIGNAÇÕES
MÉDIA DO MATERIAL 1
RETIRADO Por rnetro
corrente 1
1
Em metro Em metro Em, n-it me ro
Por peça T0TAL
Por peça T0TAL
corrente cubico
-
-
Trilhos .•..•.••.....•.•••..........•.•.•••••..1 - - - - - l - - Accessorios de trilhos. • • . . • . • • • . • • . • • . • . . • • • • • • ·1 - - - - - - - A;gulhas..•....•..........•..,..,• . • .• ·, · · • · ·,, - - - - - - - Corações. . . • • .• • . • •• . . . • • .• . ••• .• .• .•• • •, .·•..•. - - - - - -
.. . . .. . .. . .
.. . . .. . .. . .
Accessorios de desvios.••.•.......•...••.•.•••.. - - - - - - -
Dormentes (de 1.8.5X0.22X0.14).............. 18mezes . . . . . . .. . . . .. . . . . . . .. . . . . . . . . ... . . . . . . .. . . . . . . .. . 70
Lastro ordina.rio.•.....•••.••.••.•.•...••.•••.•• - - - ' - - - - Lastro de pedra. quebrada.••...••.•..•••••.•••••. - - - - - - Postes telegraphicos.•••••••...•....•••••••.•••• - - - - - - -
Isoladores • • • • . .• • • . . .•• • • .• .• . .•• . •. . .•• • • • • • . - - - - - - -
Appa.relhos telegra.phicos.•••..•..•.••.•.•.••••. - - - - - - -
Fios telegraphicos•. •• • . • .• . . .•• . .•• • • • • • • • ••• .• - - - - - - -
l 1
Bahurú, 7 de Março de 1907. Companhia de } stra.daa de Ferro Noroeste do Brazil.
LAFON, Director.
Companhia E. F.. Noroeste do Brazil
LINHA EM TRAFEGO 48 KILOMS.
Estatistica dos accidentes occorridos na estrada no periodo de 4 de Outubro a 31 de Dezembro de 1906
NATUREZA DOS A.CCIDE1'TES
)U.TERIAL RO:Q.A.NTE VIAJANTES EMPREGA.DOS DA PESSOAS ESTRANHAS
DÃTA. DOS DETERIORADO ESTRADA.
ÃCCID E NTES Locomot. Vehiculos Feridos
1
lt-lortos Jt'eridos
1
:Mortos Feridos
1
Mork>s
1
1
Nada . . . . . . . . . . . .
t
,
- ·- -
Bahur.í, 7 de Março de 1907. Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brazil.-LAFON, director .
Companhia E. F. Noroeste do Brazil
Q.uadro do movimento de telegrammas
DURANTE O ANNO DE 1906, ISTO É, DE OUTUBRO A DEZEMBRO
DESIGNAÇÃO
QUANTIDADES
..
TELEGRAJ111IAS1 PALAVRAS
1
Em ·serviço particular......................... .... ...
Em serviço da estrada.................................
Total..........................................
128 , 480
608
1.767
11.970
13.737
DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DO COR RENTE ANNO
DESIGNAÇÃO
QUANTIDADES
TELEGRAMMASI P.!LAVRAS
E111 serviço particular.....................,........... .
E111 serviço da estrada.......................,.........
Total...........................................
35S
741
1.097
4.935
15.861
..
20.796
.
Bahurú, 31 de Março de 1907.
Companhia de Estrada de Ferro Noroeste do Brazil.
EuGENll LAFON, Director. C. F. NoGUEIRA, Chefe da Contabilidade.
Rel8Jtorio dos trabalhos executados até 30 de Junho de 1807
Para que poss:;ies prestar aos Srs. Accionistas as informações a que elles têm direito, passamos a expôr as que me pareceram de mais interesse.
Const.rucção
Durante o segundo semestre do anno de 1906 foram conduidos os trabalhos de construcção da primeira ecção de cem kilometros, pua a qual havia sido pelo Governo fixado prazo a expirar a 16 de Janeiro . E feito de alvenaria de tijolo com fundações de contreto.
Para construcçâo d'esses boeiros forào feitas estivas, tendo tido: alguns d'elles grandes escoamentos afim de dar passagem ao trem que lhe devia trazer o meterial necessario para a sua const1 ucçio e para muitos até a agua para a confecção das argamassas.
ssen.taJDent:o de '.l.'rilhos
No fim do semestre a ponta dos trilhos esta·a no kilometro 15 I e a linha estava prompta ate o kilometro I 46.
72
TELEGRAPHO
No fim do semestre os fios telegraphicos estavam no kilometro r5 r e foram assentados apparelhos telephonicos para o serviço da constmcção nos kilometros roo, r ro, 12 5 e I 4n.
POST ES KlLO.METHlCOS
O; postes k il om etr icns foram assentados ate o kilometro r40.
Esperamos que o prazo fixado pelo Governo para a abertura desta segunda secção ao trafego, e que como sabeis termina a 2 de Maio do anuo
·i ndou ro, não será excedido, apezar das difficuldades naturaes em sertão tão inhospito como o que vamos atravessando. T emo .; empregado e continuare mos a empre gar todo o esforço yara que naquella data, ou antes se fôr pas sivei, todos os trabalh os estejam perfeitameute concluidos,. e se jam satisfeitos por esta forma,os desejos do Governo que são tambem os uossos.
Damos em seg uida o resumo da totalidade dos trabalhos de construcçào executados até o dio 30 de Junho do corrente anno, taes como se acham provisoriamente medidos e registrados pela Companhia :
I - E 'Ctens .lo total approximada de Bahurú a Cuyabá.....
2- Exte11são total com estudos approvados pelo Governo.
- Exte nsão com estudos submettidos a approvaçào do Go- verno de k il ometro 309 até kilometro 347+700 111•
)) .
- Ex tensão de linha locada. . . . . •.
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
231km.
- Exteusào de leito preparado .....................•
- Extensão de via permane nte collocada : Linha principal . . . . . . . . . . . . . . . .
Desvios na estaç ão Bahun.'1 . . . . . . . Desvi os nas outras estaçõ es . . . . .•
2km' f3)"
828
- Extensão a berra ao traf ego, de Bah un.'1 á estação de Lauro Müller.. . ... ..... . . . .. . . . . . . . . .. .. . . ..
- Quantidade de obras executada s : Roçada em cap oeirào de machado.
Roçada em mana viroem . • •. . . . ·. · · · · ·
921.:111 .
2.700.ooo m200
Destocamento..... .... .
...................... •r . 700. 00011120 0 '
468. oooru200
Excavaçõr.s em terras e e;n r·; ;i 1 ::::::::::::
,. • pedra solta .....................
» • f unda t ões . . . . • .• . . .• • . . . . . . . . . .
6 I o . ooom2oo 3 · 97om:Joo I. 86 3 rn 30 0
73
Alvenaria de peJra secca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . , . .. .
> >> ::. ci1neuto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
» » tijolos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ., .
Rej untamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Concreto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..
· Assen tamen to da via permanente . . . . . . . . . . . . . . . . Telegrapho• • . . . . . . . . . . . . . . . . . . .• . . . . . . . . . . . Telephone . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Cerca de fios de arame (4 fios).. . . . . . . . . . . . . . . . .
Estações:
1ª classe Bahun'1 (.trmazem pro•;isorio servindo de
estação)................................
2"' classe, Presidente T i bir iç.i. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
.25 6m· 10 0
10 9m3oo
2. 445 w3oo
4. 12 Sm20 0
168mªoo
I) 6 k m
92 »
125,.
8 »
I
)) Jacutinga . . . . . . . . . . . . . .· .............
)) Presidente. Alves . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
)) Lauro Müller.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
)) Mon.jo ·Io. . . . .. . . . .. . . . .·. . . . . . . .• . . . . . . 5
Numero de obras d'arte executadas : ·
Drains . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . 7
Boeiros abertos Je o,m6o a o, rnS :1 vão........... . 43
» em arco de o,ru 40 a o,mso v'ao .......... . 65
)) » » » I, moo a 2,moo » .....•..... 2
Pontilhões abertoc: de 4,moo a 6,moo vão........ . 4
Ponte metallica de 20,moo de vão.... . . . . . . . . .. I
Passagem americana...•...................... i
Trafego
Após a visita official com que nos honrou o Exm. Sr. Ministro da Viação, Dr. Lauro Müller e sua distincta comitiva, a 27 de, S ete mb ro de r 906, foi a Estrada a bert:1 ao trafego provisorio até o kilom'etro 48, onde esta situada a estação de Jacu tinga. .
O segundo trecho do kilometro 48 ao 92, . on.de esd a estação Lanro Müller foi tambem entregue ao trafego a 14 Je Janeiro do presem e anno. ( '/ú ;J
O numero de trens por semana foi fixado ½ m . dous mixtos regulares e 1 um outro tambem míxtc, porém fa,cµltati vo, em ambos os sentidos. Mas na realidade e para attender ao movimento assás importante de viajantes e con- .
seguente augmento da renda da Estrada te t'nos feit o,correr todos tres sema- )
nalmente. 1
74
E' bem de assignalar-se a influencia que tem o trafego desta Estrada de Ferro sobre O rapido desenvolvimento da zona por ella atra·essada, que era por assim dizer deshabitada. E' assim que a estação de Jacu tinga, que foi localizada dentro da floresta e alguns kilometros do Rio Batalha, é hoje uma nascente cidade, comportando 300 casas entre ellas algum:1s de commercio de importaacia, uma escola, uma agencia de correio, etc.
Como industria, temos a extracção de madeiras de lei e a fabricação de tijolos e ontros materiaes de construcçào, que attingiram neste semestre, a 551 e a 306 toneladas, respectivamente, além de 139 toueb d·as de cere:ies.
•
•
As outras estações como Presidente Tibiriça e Presidente Alves que ao serem inauguradas nenhum trafego tinham, hoje exportam cereaes cuja q llantidade cresce sensivelmente.
*•i+:
Os serviços do Trafego, depois de postas em dia a escripturaçào e con tabilidade referentes ao trafego provisorio dos primeiros +S kilometros e Jo ultimo trimestre do anno passado, têm sido feitos com sacisfactoria regula ridade. O nosso limitado pessoal em geral inexperto, começa a bem conhecer seus deveres e a desempenhal-os com interesse.
Os trens têm circulado constantemente sem interrupçlo, sem atrazos e srm nenhum accidente.
* "'*
A couservaçfo da linha, das obras de arte e nuis dependencias tem sido feita com os cuidados precisos. O forneciment0 de agua :is casas de turmas, e aioJa para nós uma obrigação, mas esperamos que elb c ssad em breve
tempo, porque alguns dos poços que foram abertos e que não davam agua hoje ji estão forneceudo q uautidade sufficiente para as necessidades.
"'*.
ª
ª
Todoo material rodante, de tracçlo e de transporte, esta em satisfato no estad_ode co nsen ação. Convém todavia assigualar que a qualidade do 5tr da lt ha por demais arenoso, e que é levantado a passagem do trem,
e m tto pre1ud1ctal a boa conservação dos organs de modmento das loco motivas trazendo-as em freqüentes reparações.
/ s offici11a5 de Bahun'1, bem que 11ão possuindo ainda que alaumas maclnnas-fcrramenras que até hoje não têm siJo indispensa-;eis, são :uffici
J e utse paraas r e para ções nece ssar ias de todo o material fixoe roJante. Iust:11-
75
!amos em condições muito economicas, mas entretanto boa s, uma pequena officina de fundição de bronzes, que nos pre ta grande serviço, attendendo ao elevado preço de custo deste material em S. Paulo aggravado ainda do frete correspondente a 4 3 8 kilometros.
Nas nossas officinas alem dos serviços ordinarios da Estrada, faz-se tam bem muito tr;ibalbo por conta da Empreza e de pa rticula res, do que res ult a uma boa receita pelos lucros que deixa além dos inapreciaveis serviços que / prestamos aos agricultores e inc!ustriaes aqui residentes, q ue antigamente 1 eram obrigados a recorrer a S. Paulo.
O serviço telegraphico funcciona em boas condições e o telephone installado entre Bahurú e os pontos extremos do avançamento dos trabalhos nos presta grande serviço e permitte ter em mãos, desde a administração, todos os trabalhos ao longo da linha.
Damos abaixo os quadros do pessoal, e do material fixo e rodante e tam bem juntamos um, en1 resumo, das estatísticas do T rafeg o· .·
· · Pessoal
TRAFEGO E CONTABILIDADE
Chefe do Trafego e Contabilidade . . • . . • • . . . . . . . •. . . I Contador e Guarda-livros.•.....•••••••... . . . . . r Escri pturarios. .• . . . .• . .• • • . . . . . . . . . . • . • . . . . . . . . 2
Almoxarife........ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . I
Chefe de estação de r • classe . . . . . . . . . . . . . . • . . . . . r
Ditos telegraphistas......••.•..•....•..•••..• ·. . 4
Ins ector do telegrapho.........•••. .-....• . . . . • • . r
T elt_orap histas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . • . .. . . . . . 2
Chefe de tre111. . .• • • • • . • • • • • • • • . • • • . . • • • • . • • . • • I
Guarda ""reios. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . • • . . • . . . . 1
Co11tiuuo.... . . . . . . . . . . . . . . .• . . . . . . . . . . . . . . . . . I
THESOURARIA
Thesoureiro 1agador.... .• . . . . • . . . . . • . • . . . . . . . . . I
LOCO.IOÇÃO
Chefe da loco m .ão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . • . . r
Mestre das offici D; . . . . . . . . .• . . . . • . • . . • . . • . . . . . . r Escri ptu ra rio ., . · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · . .. . . I
76
Ll HA
Chefe da linha, . .....·············• · · · · · · · · · • · · r
E scn.pturan.o ....................•..•..·····• •• I
Mestre de liuha.....................···.·,··• · · I
Feitores de tunnas..•......................··• · · 12
lJ'at:erial fixo
Consta do sfg uint e o recebido ate esta data : Trilhos de 20 kilog· por metro corrente............ .
Tala s de juncçào.............................:..·
Parafusos .......................................
Arrüellas............••.....................•...
16. 500 tonels.
100.ooo unids.
200.000 »
200.000
Grampos gah·anizad os. . . . . . . . . . . . . . . . . . .• • ..• • . •. • I. 600.ooo ))
Dormentes. . . • . . . •. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .• .• . . . . . . 260. ooo ))
Caixas d'agua de IO metros cu bicos . . . . . . . . . . . . . . . . . .
>> ,. e 6 :» >> • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •
Locomo·.-el e bomba d'alimentação . . . . . •. • • . . . . . . . .
Chaves para desvios..................•••...•....
Discos signaes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Apparelho s teleg raph icos; systema Morse..••....... Appar elh os telephonicos com 2 direcções...•........ G nindaste . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . · . . .......
l'laterial rodante
O existente consta o seguinte :
PARA O TRAFEGO
Locomotivas 3 eixos conjugados, bissel, e tenders com
2 trucks, 4 eixos e de ·12 m3de capacidade, prot•en• entes dos «Atdieres de Ia Meusei.••..•....• Carro de ser' ÍÇo (typo americano)4 eixos......••...
Carros de 1 ª classe » ,. » » . .• • • • • • • .• •
8
.,
)
52
4
I I ,,,/
·/ IO
/ I
3
l
2
/
/
/
, -, -'
,
Car rso mixtos de 1 ª e 2 ª cla se (typo americano4 : ix os
Curos de 2
2
11 cb sse (typoamericano 4eixos)......•:.
2
77
Vag adõesra corre10 e bagagem (typo amencano
4 eixos)............ ·..................... . 3
Vagões abertos para mercadorias ( typo americano 4
eixos) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
Vagões fechados para mercadorias (typo americano 4
eixos) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
Vagões para animaes (typo americano 4 eixos)........ 4
Trucks duplos para transporte de trilhos, madei-
ras, etc.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
PARA CONSTRUCÇÃO
Locomotivas tenders com rodas conjugadas dos
"Atelíers ele la Meusen..........•...·......... 3
Tenders reseP,atorios de ro m 3 de capacidade prove-
nientes da Soroca bana..•..•................. 6
Vagões plataforma s, 4 eixos, typo americano........ 2
Vagões para lastro, 2 eiJws, typo francez. . . . . . . . . . . . 18
Vagões fechados » >> » » . . . . . .. . . . . . . .. 4
Bahurú, I 5 de Agosto de 19 07 - Eugéne Lafon, Engenheiro-Chefe.