Diário de Bauru, 1º de março de 1989.

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QUA RT A-FE IRA - 1 º /0 Y 8S - OI ÁFUO OE BAURU • Sarney constrói a Norte- Sul e reduz horários da antiga NOB por Hélder Barros partir de hoje, entra em vioor a su­ press ão de quatro horários dos irens oa No­ roeste que partem de nossa cidade com des· tino a Corumbá e vice-versa. Situada no cen· tro geográfico do Estado de São Paulo, Bau­ ru notabiliza-se por ser um dos maiores en­ troncamentos rodoferroviários oa América Latina, propalando-se inclusive ser o municl­ pio predestinado a ter o ma,or desenvolvi· mento do interior até o ano 2.000. De uma só vez, estamos sendo sangra­ dos por dois grandes rudes golpes: a perda da Superintendência do Banco do Brasil, que atende cerca de 220 cidades do Centro-Oeste Paulista, e a extinção dos quatro horários de trens da Rede Ferroviária Fede ral S.A. No primeiro caso, lideranças já se manifestaram contrárias a essa iniciativa emanada do Go­ vfe em todo o trajeto da linha, a partir de nossa nor o quadro de servidores. Dos 120 emprega­ atende ria os carros de 1 e 2 classe e outro . trem por um dJ to é Campo Grande, com cidade até a divida com territórios boliviano dos do Grupo Amantini, responsável pelos som ente os dormitórios. at outro horêrlo ( O também foi ), que e paraguiao. A ordem de extinção desse; ho­ rários é taxat iva e segundo consta, foi deter­ minada para a RFFSA pelo Governo Federal. Apesar da resistênci a havida por parte de grande número de cidades, não só do nosso Estado como de r..• ato Grosso do Sui, muito provavelmente não será sustada. Essa pre­ tendida atitude vai afetar uma capital de Es­ tado, que é Campo Grande, municfpio em franco desenvolvimento e que hoje conta com mais de 1.600.000 habitante s. Se soma d os o número de moradores das principai s cidades situadas nos quase 1.300 km de extensão carros-restaurantes, já vazou p,. ,1 cidade que haverá um cort e da ordem de 70%. O mesmo deve acontecer com os demais concessi oná· rios. Trata-se de um trem de lon go percurso, que se cotidianamente não corre com núrrero de passageiro s suficient es, nas férias e nas festas em geral tem sua ·apacidad e esgotada, fazendo com que sejam colocados carros-e x­ tr as. Nos dias de menor movimento, poderia cum prir o horário com menos vagões, fato que far á di minuir as desp esas de custeio e manut ençã o. A me lhoria· da via perm an te O engenheiro observou que dos 462 lu· gares atualmente oferecidos são tomados por 231 pessoas, corre spondente a 50%. Com o aumento do número de vagões prete nde che· gar a oferecer 618 lugare s e com 'l §afd a dos trens de dois em dois dias, espera uma de· manda maior de passageiros. CARGA F. in almente Pach eco Fantin disse o que estava sendo acobertado e que ninguém sa· bia ao certo o porquê da extinção dos horá· horas extinto, ficando. enas o de Corumbá. A_gort chegou a vez d e comboio sofrer a d1lap- dação de seus h rios. Apesar de o ter havido participação alguma do gove1J 1a dor Marcelo Mi ar n da .! . de Mato Grosso do Sul, jã que O mesmo cnegç, ª ser comovi do ao c i p adament _e pela Supertn· tendência de Ba &ru, que esteve em Camp G,ande explican a seu modo a s press!i dos horários, for 5 vivas dessa capitale de outros municlpiÓ e postaram resolutoscon· tra a medida.

Sobre a coleção

Museu Ferroviário Regional de Bauru

Instalado junto à Estação Ferroviária, no centro da cidade Bauru, o Museu Ferroviário oferece ao visitante uma volta ao passado glorioso das ferrovias brasileiras, com exposição de fotografias, documentos, peças originais, maquetes e recriação de ambientes que remetem aos tempos da construção da NOB, até o final dos anos 30. Além de um passeio histórico através de curiosidades e peças de grande valor artístico, o Museu proporciona uma aula completa sobre a importância das ferrovias para o desenvolvimento econômico de Bauru e de todo o interior do Brasil.

Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo
Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru
Apoio
Secretaria Municipal de Cultura de Bauru
Realização
Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo