História do Futuro por Eng. Marcio Spilla.
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História do Futuro
O título, apesardeapresentaruma discordância intrínseca, pode ser explicado se fizermos uma análise retrospectiva do desenvolvimento dos povos desde o
início das civilizações. Sempre houve no espírito humano o desejo de conhecer e desbravar novas terras e travar relações com outros povos resultando na troca de conhecimentos. O comércio é, talvez, um produto dessa aspiração e deve
ter surgido somente após o evento do contato entre sociedades distintas.
Contemplando exemplos como o de Marco Polo, quando Roma estendeu seus tentáculos pelo mundo, provavelmente os navegadores espanhóis e portugueses se aventuraram pelo mundo em busca de novas fontes de riqueza e, foram seguidos pelos holandeses e ingleses que introduziram o desenvolvimento
da técnica de pesquisa para que o produto de seu comércio tivesse competitividade no então incipiente mercado internacional.
Apesar de ter passado tantos séculos, as coisas não mudaram muito: qualquer desenvolvimento de um país está implicitamente ligado à sua competitividade comercial e a esta, o transpor.te das mercadorias a serem negociadas.
A Ferrovia é uma poderosa alavanca para o progresso, na medida que estimula
a produção por onde passa pois, além de grande capacidade de escoamento possui características que lhé permitem fretes a baixo custo.
Em São Paulo a história não foi diferente do que aconteceu no resto do mundo e a região altamente adensada que vemos hoje na região metropolitana provem também do desenvolvimento gerado pelo enlace ferroviário que foi construído
no estado e canalizado para um dos portos mais movimentados do país - Santos.
O transporte de passageiros foi portanto decorrência e não motivo da origem da ferrovia.
Os administradores ferroviários perceberam que, com um transporte ( de passageiros) rápido e barato, conseguiriam bons reflexos no custo dos produtos destinados à exportação pois representaria um grande atrativo para mão-de-obra. Como era óbvio se prever e como não houve planejamento a longo prazo à então promissora cidade de São Paulo se transformou em um gigante muito difícil
de ser administrado que em sua região metropolitana congrega quase 16 milhões de pessoas que se deslocam o tempo todo em todos os sentidos.
É perfeitamente natural que se desenvolvem políticas de transporte coletivo para atender essa demanda entretanto, a missão da ferrovia passou a ser extremamente importante. E fundamental a manutenção do objetivo de origem. isto é.
conservar e implementar o canal de exportação que, entre outras coisas, sen ·e de suporte de alimentação e escoamento às indústrias locais além de transferir o produto gerado no interior do estado a baixo custo para o mercado exterior .
- Não menos importante é o papel social assumido no transporte de massa. que inclusive, posto que é subsidiado, tem reflexos diretos na redução dos custos
do produto interno destinado tanto ao consumo como a exportação.
Como se vê, m