Curso de digitalização do acervo do Museu Ferroviário termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira, 04/08, o Curso de Digitalização do projeto “Preservação e Informatização do Acervo Museológico do Museu Ferroviário Regional de Bauru” contemplado pelo ProAc. Participam do curso os coordenadores do projeto e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu Ferroviário. O Curso de Digitalização é ministrado por Arthur Lovisolo, historiador e desenvolvedor web da empresa Plataformas Virtuais da cidade de São Paulo.

O Curso teve início na última quarta-feira (02/08) na sala do projeto, localizada no Museu Ferroviário. O Curso aborda o ensino de técnicas de digitalização e tratamento de imagens, além de como fazer a hospedagem dos arquivos digitalizados no portal do projeto, que será disponibilizado em breve para a população.

Entre os tópicos do Curso, também faz parte a explicação de como colocar os metadados on-line que serão acessados pelos funcionários do Museu para pesquisas no acervo. A partir dos metadados, os funcionários terão como pesquisar numa planilha on-line os arquivos que estão disponíveis para pesquisadores.

Além disso, o Curso orienta como operar as máquinas fotográficas e os scanners adquiridos para o projeto e também como tratar as imagens em casos especiais, como as modificações em mapas, já que mapas muito grandes precisam ser digitalizados em várias partes que depois precisam ser unidas por meio da edição das imagens.

O objetivo consiste em ensinar diferentes técnicas para a equipe envolvida no projeto, para que continue a digitalização do acervo do Museu Ferroviário. Os arquivos digitalizados estarão disponíveis no portal on-line que será inaugurado no evento de comemoração do 28º aniversário do Museu Ferroviário, no dia 26 de agosto.

Sobre a coleção

Museu Ferroviário Regional de Bauru

Instalado junto à Estação Ferroviária, no centro da cidade Bauru, o Museu Ferroviário oferece ao visitante uma volta ao passado glorioso das ferrovias brasileiras, com exposição de fotografias, documentos, peças originais, maquetes e recriação de ambientes que remetem aos tempos da construção da NOB, até o final dos anos 30. Além de um passeio histórico através de curiosidades e peças de grande valor artístico, o Museu proporciona uma aula completa sobre a importância das ferrovias para o desenvolvimento econômico de Bauru e de todo o interior do Brasil.

Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo
Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru
Apoio
Secretaria Municipal de Cultura de Bauru
Realização
Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo